As demandas e desafios do setor de mineração foram tema de reunião na manhã desta quinta-feira na Assembleia Legislativa. Participaram do encontro o deputado estadual Lucas Redecker, o presidente da Frente Parlamentar da Mineração, deputado Catarina Paladini; o secretário de Estado de Minas e Energia (SME), Artur Lemos Júnior; o diretor da Agabritas/Sindibritas, Sandro de Almeida e o coordenador regional da entidade, Ivam Luis Zanette.
Redecker, que até o fim de 2016 foi secretário de Minas e Energia, afirmou que o Plano Estadual de Mineração vai ser muito benéfico para o setor e “vai ajudar quem trabalha dentro da legalidade”. Ele ainda sugeriu a elaboração de uma pauta das demandas e gargalos do setor, que serão tema do trabalho da Frente Parlamentar, e que a intenção dos deputados é fazer com que ela seja bastante atuante.
Já o deputado Catarina Paladini falou dos desafios enfrentados pela frente no ano passado e da importância do setor para a economia. Ele disse ainda que está prevista para os próximos meses a visita do ministro de Minas e Energia, que é do seu partido, para o RS, ocasião em que a Frente deverá apresentar pauta de reivindicações.
O diretor da Agabritas/Sindibritas, relembrou que há muitos anos o Rio Grande do Sul não tinha uma secretaria de Minas e Energia, o que foi corrigido com a recriação da pasta e a nomeação de Redecker como secretário. Ele ainda citou vários exemplos de dificuldades enfrentadas e afirmou que é importante que o setor público perceba a importância desse segmento para a economia.
O secretário Artur Lemos Júnior afirmou que a secretaria tem sido parceria e atuado sempre que demandada. Ele voltou a colocar o trabalho da SME à disposição e disse que é importante esclarecer para a sociedade que o trabalho do setor de mineração não é o vilão do meio ambiente.