Moradores dos municípios de São Sebastião do Caí e de São José do Hortêncio bloquearam na última sexta-feira (12) a RS 122, pedindo a retomada das obras da VRS-874, que estão paradas há dois anos. O bloqueio ocorreu nas proximidades do quilômetro 15, de onde saiu a caminhada dos manifestantes, que carregavam cartazes pedindo a conclusão da pavimentação dos quase cinco quilômetros da estrada.
Entre as lideranças regionais que apoiam a demanda, está o deputado estadual Lucas Redecker. Ele afirmou, na sexta-feira, que manteve pelo menos três audiências na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado (Seinfra), pedindo a conclusão do trecho, sendo que na última, realizada no mês de junho, a Seinfra informou que o único problema pendente – a localização e autorização de exploração de uma nova pedreira – estava resolvido.
Redecker lembrou ainda que há previsão no Orçamento de 2013 de R$ 3,9 milhões para a pavimentação dos 4,64 quilômetros, do total de 13. Para Redecker, isso seria uma ótima notícia para a comunidade, se a demanda não estivesse no orçamento desde 2009, e mesmo assim não tenha sido pavimentado nenhum quilômetro.
A comunidade reclama da poeira, do atraso no desenvolvimento, mas também do descaso do governo com o desejo da comunidade. O vereador de São Sebastião do Caí, Elson Lopes, por exemplo, disse que junto ao governo federal a obra consta como concluída e paga desde 1993.