Nesta quarta-feira (12), o deputado estadual Lucas Redecker conseguiu a adesão dos deputados estaduais Miki Breier (PSB), Catarina Paladini (PSB) e Altemir Tortelli (PT) para a instalação da CPI da Energia Elétrica na Assembleia Legislativa. Com essas assinaturas, o número de adesões chega a 26, sendo que para a abertura da CPI eram necessárias 19. O parlamentar iniciou a coleta das assinaturas na terça-feira (11), motivado pelas intensas reclamações dos gaúchos com relação ao fornecimento de energia elétrica.
“Estamos vivendo um colapso de energia no Estado. São raras as regiões que não têm problema, e isso afeta a todos os usuários, desde os empresários, os agricultores e o cidadão que está em casa”, afirmou. Redecker ressaltou, nesta quarta-feira, que aguarda a adesão de mais deputados à CPI, que deverá ter um enfoque técnico e com resultados práticos para o cidadão. “Acima das questões político-partidárias está a falta de energia elétrica e a consequente falta de água para milhares de gaúchos, que já estão perdendo a paciência”, afirmou.
O parlamentar vai aguardar até o final desta semana a manifestação das bancadas que ainda não assinaram o documento e pretende protocolá-lo na próxima terça-feira.