O deputado estadual Lucas Redecker participou, no sábado (19), da reunião do movimento emancipacionista que quer se desmembrar do município de Teutônia. O encontro foi realizado no salão do Esporte Clube Gaúcho, no bairro Teutônia.
Redecker elogiou a organização da Comissão Emancipacionista, que distribuiu na chegada um resumo com as principais características de como ficaria o novo município. Segundo ele, isso demonstra que há foco e organização no trabalho, fundamentais para quem quer dar um passo tão importante como criar um novo município.
O parlamentar disse que é necessário avaliar com cuidado se o município terá condições de se manter economicamente após a emancipação. Para o deputado, é importante ouvir o que as pessoas querem e saber quais são as suas necessidades. Neste sentido, Redecker prontificou-se em levar as reivindicações à Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa – onde são debatidas as emancipações – e disse que quer ser a voz da população dentro do Parlamento gaúcho. O deputado esclareceu também que, em caso de plebiscito, toda a população do município será convocada a votar e não apenas os moradores da região anexada.
Lucas Redecker aproveitou a ocasião também para dizer que se sentia orgulhoso por ser o deputado mais votado do município e do Vale do Taquari e voltou a agradeceu os votos recebidos na última eleição.
Como será o novo município?
Denominado de Teutônia Norte, o novo município, caso seja autorizada a sua criação, reunirá as localidades de Harmonia Alta, Harmonia Baixa, Linha Leopoldina, Linha Geraldo, Linha Welp, Linha Frank e os bairros Teutônia e Várzea, numa extensão total de 42 quilômetros quadrados. A estimativa, de acordo com a Comissão Emancipacionista, é de uma população de 5,5 mil habitantes e 3,7 mil eleitores, além de uma arrecadação de R$ 14,5 milhões ao ano. O município fará divisa com os municípios de Imigrante, Colinas, Estrela e Westfália.