Preservando e cultivando as tradições do Pampa Gaúcho
A 17ª edição da tradicional Cavalgada da Serra, realizada de 13 a 16 de maio, foi prestigiada pelo pré-candidato à Assembléia Legislativa, Lucas Redecker. A concentração e ponto de partida aconteceu em Picada Café, na última quinta-feira.
De lá, centenas de participantes deram início a rota turística da região das Hortênsias, passando por Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.
O evento foi idealizado pelo canelense Moacir Cardoso e teve sua primeira edição em 1992. “A cavalgada foi criada com o objetivo de promover o turismo através do tradicionalismo, bem como a integração dos municípios da região”, afirma.
Nesta edição, a coordenação geral ficou sob a responsabilidade do vereador de São Francisco de Paula, Assis Tadeu Barbosa Velho, que trouxe como inovação o concurso de poemas sobre a Cavalgada da Serra. A atividade mobilizou alunos das escolas dos municípios que integram a região das Hortênsias.
“Irmanados nessa idéia é que cavalarianos de diversos recantos dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, participam dessa cavalgada, dando um exemplo vivo de comprometimento com a sociedade em que vivem, especialmente no que se refere a promoção das tradições gaúchas”, ressalta Tadeu.
Lucas Redecker prestigiou a abertura oficial e cavalgou de Picada Café até Nova Petropólis.
Ele menciona que sempre gostou de cavalos, paixão que vem desde guri, e destaca o evento. “Precisamos cultivar o gosto pelas tradições do Rio Grande. As cavalgadas são muito importantes para resgatar os costumes e preservar as tradições do povo gaúcho.”