O secretário de Segurança Pública Wantuir Jacini determinou à Susepe que priorize uma inspeção no Presídio de Novo Hamburgo para apurar as ações necessárias para tornar o presídio mais seguro. A medida foi anunciada durante reunião com o secretário de Minas e Energia Lucas Redecker e lideranças da Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, na tarde desta terça-feira (27). A audiência tinha por objetivo apresentar o Plano de Segurança Comunitária elaborado pela ACI e propor uma parceria ao governo do Estado para torná-lo realidade.
Redecker, que solicitou a audiência ao secretário, afirmou que os níveis de criminalidade no município são preocupantes e que a sociedade aguarda ações concretas para a solução desses problemas. Ele explicou que Novo Hamburgo tem ligação com diversos municípios do Vale dos Sinos, o que faz com que a cidade tenha várias rotas de fuga. Ele fez um apelo pela construção de um novo prédio para a delegacia do bairro Santo Afonso, que está em péssimas condições e enfatizou a necessidade de que a secretaria reveja a situação do Presídio de Novo Hamburgo, de onde os presos fogem diariamente para cometer crimes. “Há um clamor para que o problema do presídio seja resolvido. A comunidade de Novo Hamburgo é proativa e quer ser parceria da Secretaria de Segurança na execução desse plano”, declarou Redecker.
O diretor de Relações Institucionais da ACI, Marco Aurélio Kirsch, afirmou que o plano é fruto de um trabalho de dez meses, onde foram ouvidos especialistas, avaliados indicadores criminais e levantadas as ações necessárias para enfrentar os problemas. “Fomos instados pelos associados a nos engajarmos e indicar as soluções. Novo Hamburgo está a disposição da secretaria para ajudar”, declarou.
Jacini cumprimentou a iniciativa da comunidade e prontificou-se em avaliar as sugestões entregues. Afirmou que a segurança pública não é apenas obrigação do Estado, mas de toda a sociedade e que quem deve temer o Estado é o bandido e não o cidadão. Enfatizou ainda que é importante que junto com as ações para fortalecer a segurança sejam ampliadas as opções de emprego e educação, pois elas refletem diretamente sobre os indicadores criminais. “Todas essas questões são encaminhadas com urgência e precisam de uma resposta rápida, pois a sociedade não pode ficar esperando”, afirmou.
Redecker ainda convidou o secretário para inspecionar o presídio pessoalmente, enquanto a ACI entregou convite para que o secretário profira palestra no próximo dia 26 de março, durante o evento Prato Principal, em Novo Hamburgo.
Participaram do encontro também o coordenador do Comitê de Segurança, advogado Carlos Eduardo Scheid; a delegada Andréia de Melo da Rocha Mattos, coronel Carlos Magno, capitão Márcio costa Limeira e a superintendente da Susepe Marli Ane Stock.