O deputado estadual Lucas Redecker recebeu na casa da Assembleia Legislativa, na Expointer, os vereadores Eduardo Pires de Rodrigues e Fátima Teresa da Rosa Moreira, de Lavras do Sul. Os dois vereadores pediram o apoio do parlamentar na liberação de licença junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, permitindo que a carne ovina abatida em um frigorífico no município possa ser comercializada em outras regiões do Estado.
De acordo com Rodrigues, Lavras do Sul é hoje um dos maiores produtores de ovinos do Estado e é impossível para o município absorver toda a produção de carne. Além disso, há regiões interessadas em comprar a carne produzida localmente, como a região Central e centro norte. O vereador informou ao deputado que uma audiência pública tratando sobre o assunto será realizada na Câmara de Vereadores nos próximos dias.
Redecker, por sua vez, sugeriu aos vereadores que busquem organizar os produtores para fazer a mobilização coletivamente e não individualmente, pois isto dará mais força ao movimento liderado pelo município. O parlamentar disse que vai trabalhar pela liberação da licença e colocou-se à disposição para representar a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativisno no evento na Câmara de Vereadores.
Lavras do Sul está entre as dez cidades gaúchas com o maior rebano ovino do RS atualmente. O município tem cerca de 1,4 mil propriedades rurais, que abrigam mais de 144 mil ovelhas.