O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu em audiência a prefeita em exercício do município de Ivoti, Marli Heinle Ghem, o secretário de Obras Leandro Dhein, o secretário da Administração Estélio Klabunde e o diretor de Desenvolvimento do município Rafael Kunrath, na tarde desta quinta-feira (06). A reunião tinha por objetivo tratar sobre as dificuldades do município quanto ao abastecimento de energia elétrica. A prefeita enfatizou que a principal preocupação vem da zona rural, onde agricultores têm ficado frequentemente sem energia, prejudicando assim a sua produtividade.
Redecker disse que tem conhecimento dos problemas que o Vale dos Sinos enfrenta nesta área e informou que terá nova audiência com o presidente da AES Sul – concessionária responsável pela região – nos próximos dias. Ele afirmou que o agricultor é sempre o mais prejudicado, pois é o último a ter a energia reestabelecida, e que vai propor uma parceria entre as concessionárias e prefeituras para a realização de podas regulares, com o objetivo de diminuir as interrupções. “Temos que fazer podas preventivas para que, quando ocorrerem os temporais, a luz não caia com tanta facilidade”, afirmou.
O secretário ainda afirmou que está buscando alternativas e as parcerias necessárias para reforçar a rede trifásica no campo, sem onerar os agricultores.