O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu lideranças do município de Barros do Cassal, nesta terça-feira (08), que entregaram documento pedindo à secretaria que faça um levantamento sobre a possibilidade de exploração dos rios Pardo e Fão para a geração de energia elétrica. Participaram da reunião o secretário de assistência social do município, Itamar Vieira Batista, o presidente do PSDB Rafael Freitas Chagas e Cleder Vetorazzi, tesoureiro do PSDB.
Na avaliação das lideranças, tanto os rios Pardo quanto Fão oferecem condições para a instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Como há demanda por energia no Estado, as lideranças entendem que esta pode ser uma alternativa para reforçar o abastecimento do Estado, principalmente no verão, quando o consumo aumenta.
Redecker recebeu a demanda e prontificou-se em analisar o pedido. Redecker aproveitou o encontro para informar que está trabalhando na organização do Plano Energético, que vai estabelecer as potencialidades regionais, projetar a demanda de energia e os principais problemas que precisam ser enfrentados para termos um abastecimento de energia com qualidade ao longo da próxima década.
ENERGIA PARA O CAMPO – Redecker informou ainda que trabalha na elaboração do Programa Energia Forte no Campo, que pretende levar luz trifásica para os agricultores que tem necessidade. Atualmente, disse o secretário, dos 161 mil quilômetros de rede no meio rural no Rio Grande do Sul, apenas 59 mil são de rede trifásica. O custo estimado para modernizar a rede é de R$ 1,6 bilhão, beneficiando cerca de 314 mil clientes do meio rural. O prazo para que o programa chegue até o agricultor, entre a análise e liberação de recursos, poderá levar cerca de 15 meses. “A principal demanda que chega na secretaria é a falta de energia trifásica para o campo”, afirmou Redecker.