A região dos Campos de Cima da Serra deverá ganhar em breve mais uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH). Trata-se da PCH Jardim, localizada entre os municípios de André da Rocha e Muitos Capões, que teve a sua licença de instalação expedida pela Fepam na última sexta-feira (22).
O empreendimento está orçado em R$ 42 milhões, sem contar o custo das linhas de transmissão, orçadas em outros R$ 22 milhões. Depois de pronta, deverá gerar 9 MW de energia, capaz de abastecer uma população de 30 mil pessoas e gerar 80 empregos diretos.
O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, saudou a vinda de mais um empreendimento, que ajudará no reforço do sistema energético nacional. Conforme ele, 66,67% da energia consumida pelo RS hoje provém da fonte hídrica.
CAZUZA FERREIRA – Também nos Campos de Cima da Serra, está localizada a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Cazuza Ferreira, no município de São Francisco de Paula, cuja inauguração deverá ocorrer ainda no mês de fevereiro. O empreendimento está sendo construído em parceria entre a Certel, Coprel e Geopar e terá potência instalada de 9.100 quilowatts, capaz de gerar energia limpa para 30 mil pessoas, além de garantir 80 empregos diretos.