S0059424_
O secretário interino de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, participou na manhã desta terça-feira, 14, da instalação da Frente Parlamentar de Apoio à Mineração, no Espaço Convergência da Assembleia Legislativa. Durante o evento, Lemos destacou a importância da criação da secretaria de Minas e Energia para fomentar o debate sobre o tema. “Vamos poder trabalhar em sintonia com as entidades, auxiliando no mapeamento e planejamento deste setor tão importante para a economia gaúcha”.

Proposta pelo deputado Catarina Paladini, a recriação da Frente Parlamentar da Mineração, chega no momento em que a Câmara dos Deputados instalou a comissão especial responsável por analisar o novo Marco Regulatório da Mineração no país. De acordo com Lemos, a Frente pode contribuir e muito nesse debate, defendendo os interesses do Rio Grande e para que as suas peculiaridades sejam respeitadas. “O setor de mineração gera cerca de 1,5 mil empregos diretos, sem contar os empregos indiretos, e é uma importante fonte geradora de riquezas. Tão importante quanto a geração de emprego e renda, é a necessidade de termos consciência que preservar o meio ambiente é fundamental”,explica.

Será agendada para o início de maio uma reunião ampliada, com a participação de todos os setores envolvidos na mineração, na Secretaria de Minas e Energia. Na oportunidade será estabelecido um cronograma de ações para dar sequência aos trabalhos da frente.

Representantes de diversas entidades ligadas à mineração participaram do lançamento da frente parlamentar. Dentre eles o Sindicato dos Depósitos, Distribuidores Comerciantes de Areia do RS (Sindareia), o Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do RS (Sindibritas) e Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas).