O peemedebista José Ivo Sartori foi eleito na noite deste domingo (26) como novo governador do Rio Grande do Sul. Com 100% das urnas apuradas até às 22h04min, Sartori somou 3.859.611 votos e superou o candidato à reeleição e atual governador, Tarso Genro (PT), em mais de 1,4 milhão de votos. Com isso, o ex-prefeito de Caxias alcançou 61,21% da preferência dos eleitores , contra 38,79% de Tarso Genro (PT).
Sartori comemorou a vitória agradecendo aos gaúchos pela confiança e destacando que conduzirá a gestão com um projeto de estado, não de poder. “Faremos uma administração com seriedade e responsabilidade. Se a população nos deu a determinação para fazer as mudanças necessárias para o desenvolvimento do Rio Grande, vamos realizá-las com coragem e empenho”, afirmou. O deputado estadual Lucas Redecker, o segundo mais votado no Estado para a Assembleia Legislativa, e que apoiou Sartori neste segundo turno, cumprimentou pessoalmente o novo governador, durante a comemoração da vitória no Hotel Embaixador, em Porto Alegre.
Para Redecker, Sartori será um excelente governador para o Rio Grande do Sul, principalmente pela capacidade de gestão, a exemplo do trabalho que desenvolveu como prefeito de Caxias do Sul, mas também por sua postura conciliadora. Com relação a disputa nacional, onde Aécio Neves saiu derrotado, Redecker diz que o PSDB sai fortalecido da disputa e maior do que quando entrou no pleito. O PSDB também se consolida no Senado, onde deverá desempenhar um forte papel de oposição ao governo Dilma.