O Rio Grande do Sul passa a contar, a partir desta sexta-feira (19), com mais uma hidrelétrica. Trata-se da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Cazuza Ferreira, localizada na comunidade de mesmo nome, no interior de São Francisco de Paula. O empreendimento tem potência instalada de 9.100 quilowatts, capaz de produzir energia limpa para 30 mil pessoas, além de gerar 80 empregos diretos e indiretos.
A inauguração está agendada para a tarde desta sexta-feira, com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori e do secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker. O evento também marca os 60 anos da Certel, fundada em 19 de fevereiro de 1956.
Esta é a quarta hidrelétrica da Certel, mantendo a característica de baixo impacto ambiental.. Ela foi erguida junto ao rio Lajeado Grande, na bacia do Rio Taquari-Antas. Até 1996, o mesmo local abrigava uma pequena usina de 150 kW da Cevicaf, cooperativa que acabou sendo incorporada pela Certel em 2001. A hidrelétrica segue o padrão dos demais empreendimentos da cooperativa, respeitando as normas e legislações ambientais vigentes.