Na manhã desta terça-feira, 16, o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu em audiência comitiva do curso de Engenharia Mecânica da Ulbra Canoas. Formada pelo professor José Lesina Cezar e o estudante Roque Avila, a dupla apresentou o projeto de construção de um carro solar híbrido para participação em competições universitárias. Para isso, foi montado um grupo de trabalho com estudantes de diversas áreas de conhecimento (engenharia, marketing, administração).

O professor Cezar conta que a ideia inicial é finalizar o projeto, desenvolver o carro e percorrer os primeiros 100 km dentro do Rio Grande do Sul. O próximo passo é entrar na competição Desafio Solar do Atacama, que é o primeiro rali ecológico da América Latina, com duração de cinco dias e percurso 750 km – na categoria solar híbrido, a qual o grupo concorrerá. Para Redecker, são ações come essa, que fomentam o conhecimento e estimulam a criatividade dos jovens, são importantes tanto para o desenvolvimento do setor quanto para a difusão de fontes alternativas para o grande público. “A Secretaria se propõe, com muito prazer, a auxiliar no que for preciso”, completa.

Sobre o carro solar híbrido

Entre as categorias de competição, o carro solar híbrido é a alternativa de baixo custo, comparado à categoria evolução (100% movidos a energia solar). Os carros possuem placa solar e utilizam essa fonte para se locomover, entretanto há também tração humana por pedal, como em uma bicicleta.