DSC_0182
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul instalou nesta terça-feira (30) a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria e do Setor Produtivo. A intenção do colegiado é elaborar medidas, por parte dos governos estadual e federal, para desonerar o processo produtivo no Estado. O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, participou do ato e elogiou a iniciativa do Parlamento.

A frente será coordenada pelo deputado João Fischer (PP). Ele destaca que o principal problema referente ao tema, é a criação de legislações variadas que, consequentemente, atrapalham a possibilidade de investimentos.

Outro ponto abordado é a necessidade de desburocratizar o processo produtivo o que segundo Fischer, resultaria na criação de mais vagas de trabalho. O deputado, que afirma não ser contra a modernização de indústrias, enfatiza que o uso de máquinas reduz os postos de trabalho. Portanto, acredita que o excesso de burocracia resulta em menos vagas.

No ano passado, a indústria da transformação representou 10,9% do PIB brasileiro, o equivalente a uma queda de 50% em uma década.