A qualidade da energia que chega aos moradores do município de Cerro Grande do Sul foi tema de audiência pública na Câmara de Vereadores do município, na última quarta-feira (19). O pedido da reunião havia sido apresentado ao deputado estadual Lucas Redecker, que convocou a presença da CEEE também na reunião. Participaram do encontro, além de lideranças locais, o diretor de Distribuição da CEEE, Júlio Hofer; o gerente regional da CEEE, Cássio Bom e o chefe da agência da CEEE em Tapes, Braulino Pacheco.
O prefeito Sérgio Silveira da Costa afirmou que as principais reclamações referem-se a queda frequente de energia e a demora no retorno. Disse que a zona rural é a mais afetada e a que mais precisa da energia para produzir. A fala do prefeito foi referendada por outras lideranças, que pedem uma solução para os problemas.
O deputado estadual Lucas Redecker disse que pediu a presença da CEEE no encontro para que ela pudesse ouvir da própria comunidade quais são as reivindicações e para possa se encontrar uma solução conjunta para os problemas. “Esta região, seguramente, é uma das que mais sofreu com a falta de investimentos histórica da CEEE, com postes antigos, problemas de poda e infraestrutura”, afirmou. Disse ainda que espera que haja resultados práticos para que as pessoas possam produzir. “Em qualquer lugar é assim, precisamos da energia elétrica para poder produzir. O produtor rural precisa de energia. As propriedades rurais evoluíram, mas a rede continua a mesma”, disse.
Afirmou ainda que a energia trifásica é a principal demanda dos agricultores no momento e que duas regiões do Estado fizeram desta a demanda mais votada na Consulta Popular. Usou este exemplo para ilustrar a importância da comunidade se unir em torno de um objetivo comum. Disse que segue à disposição para ajudar até que o problema esteja solucionado.
O gerente regional da CEEE, Cássio Bom, apresentou dados de alguns investimentos recentes feitos no município, como a Subestação Vasconcelos, instalada em Camaquã e que atende oito municípios, incluindo Cerro Grande do Sul, além de banco de capacitadores, religadores, investimentos em expansão de rede, entre outros. Para 2017 está previsto o retorno das atividades de poda e a substituição da frota de veículos da agência regional, ficando 100% atendida por locadas (veículos com no máximo 2 anos), evitando assim tempo parado em oficinas.
Os representantes da CEEE ouviram e anotaram todas as reivindicações e prometeram avaliar o que pode ser feito para corrigir os problemas. O diretor de distribuição Júlio Hofer disse que esta será apenas a primeira reunião de várias, caso sejam necessárias, até a solução das queixas.