O governador José Ivo Sartori e o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, participaram, nesta quinta-feira (28), da solenidade de abertura da Exposol 2016 – Feira Internacional de Pedras Preciosas, no município de Soledade, na Região do Alto da Serra do Botucaraí. A exposição é considerada a maior feira de joias e pedras preciosas da América Latina e maior feira multissetorial do interior do Rio Grande do Sul. O evento segue até este domingo, a 1º de maio, no Parque Centenário Rui Ortiz.
Com entrada gratuita, a Exposol é um evento de caráter empresarial, com suas atividades direcionadas para as mostras específicas: Joias e Pedras Preciosas; Feira da Indústria, Comércio e Serviços; Feira de Agronegócio; Feira de Pequenos Animais; Salão do Automóvel e Cavalo Crioulo. Nesta edição, serão aproximadamente 500 expositores com a expectativa de receber em torno de 120 mil visitantes e movimentar R$ 40 milhões em volume de negócios nos quatro dias de evento.
“A Exposol é um símbolo da pujança do nosso estado. É também um exemplo do Rio Grande que dá certo”, salientou o governador, que afirmou ainda que a feira representa o trabalho de todos para honrar a história do município de Soledade construída até hoje.
Sartori também disse que a Exposol não é um espaço apenas de Soledade, mas de todo o estado, onde todos os visitante são bem acolhidos. “Precisamos valorizar os nossos municípios e seus pequenos e grandes eventos para mudar a situação econômica de todas as regiões. E é dever do Estado ser o indutor e impulsionar o desenvolvimento”, afirmou.
Para o secretário Lucas Rececker, a feira serve como uma vitrine para Soledade e o Rio Grande do Sul, expondo o município e o que ele produz para o resto do país. “Aqui na feira, com todos os expositores e cases que vemos, fica fácil saber o porquê de Soledade ser conhecida como a capital das pedras preciosas”, disse.
Centro de negócios
O coordenador da Exposol e gestor geral da Associação Pró-Desenvolvimento do Município de Soledade (Aprosol), Hélio Ângelo Lodi, disse que o evento é um sucesso porque contempla todos os segmentos da economia. “É uma exposição de negócios, com tempero de festa. A Exposol vem crescendo a cada edição e vamos tornar ela em um grande centro de negócios do interior do Rio Grande do Sul”, assinalou.
A importância da Exposol para a sociedade gaúcha e solenadense foi lembrada pelo prefeito, Paulo Ricardo Cattaneo, que afirmou que o município é uma terra de “gente preciosa”. “Temos um exército de homens e mulheres que lutam e acreditam no desenvolvimento da cidade e de nossos produtos. Com a Exposol, temos a oportunidade de mostrar a nossa área rural e nossa indústria forte”, garantiu.
Estiveram presentes os secretários do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costela; da Segurança Pública, Wantuir Jacini; a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Silvana Covatti; o deputado federal Giovani Cherini; e autoridades estaduais e municipais.
Feiras específicas da Exposol:
Feira Internacional de Joias e Pedras Preciosas
São 81 empresas de diferentes locais, como Soledade, Guaporé, Arroio do Meio, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Uruguai e Peru, apresentando gemas e minerais, agregados pelo design e beleza das joias.
Feira da Indústria, Comércio e Serviços
São 99 expositores, sendo neste ano 40 empresas de Soledade, de diferentes segmentos, como confecção, calçados, acessórios, decoração, materiais de construção e acabamentos, cama, mesa e banho, móveis sob medida, pet shop, entre outros.
Feira de Agronegócio
Dentro de sua formatação, compreende três feiras dentro do segmento: Feira da Agricultura Familiar, com produtos oriundos de agroindústrias, floricultura e artesanato; Pecuária de Corte, Leite e Ovinos, que apresenta os melhores exemplares das mais diferentes raças; e Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas, que apresenta as novidades para o setor primário.
A Feira da Agroindústria Familiar tem o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).
Feira de Pequenos Animais
Traz uma variedade de cães, gatos, pássaros, coelhos, roedores, aquários, animais exóticos, minipôneis e acessórios para pets. Outra atração é o Serpentário da Universidade de Passo Fundo (UPF), que apresenta diferentes espécies de cobras peçonhentas e não peçonhentas.
Salão do Automóvel
Oportunidade para as pessoas adquirirem um carro ou moto zero quilômetro. Há novidades e lançamentos do setor, com a presença de cinco marcas: Volkswagen, Fiat, Ford, Chevrolet e Toyota, além da Honda, no segmento de motos.
Cavalo Crioulo
Muitos apreciadores da raça devem participar das provas, especialmente da XV Exposição Morfológica e da XII Credenciadora ao Freio de Ouro. Além dessas, outras provas, vão compor a programação deste segmento, como a II Exposição Campeonato Incentivo; II Revisão Coletiva; XV Concentração de Machos; II Freio Proprietário e II Freio Jovem.
Texto: Cassiane Osório, de Soledade
Edição: Cristina Lac/Secom