170669_G

Os 190 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul serão tema de exposição que inicia nesta segunda-feira, 14, na Galeria dos Municípios, na Assembleia Legislativa. A abertura oficial ocorre às 17 horas. A iniciativa da exposição atende pedido do vereador de São Leopoldo, Cláudio Giacomini, e surgiu durante visita do deputado estadual Lucas Redecker (presidente da Frente Parlamentar do Turismo) ao município, que é berço da imigração alemã no RS.

Para Redecker, não havia momento mais propício para resgatar a cultura alemã do que as comemorações dos 190 anos da imigração. “Nossa intenção é mostrar para os gaúchos um pouco da riqueza cultural que São Leopoldo possui. A exposição reflete a importância que os alemães tiveram no cenário gaúcho”, conta.

De acordo com o diretor do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, Márcio Linck, a exposição busca resgatar um pouco do legado que os alemães deixaram para o RS. “Antes de 1824, o cenário gaúcho era um. Depois da chegada dos imigrantes, observamos uma modificação na economia, a partir da expansão do trabalho baseado na cultura familiar. Os alemães formaram a base para as principais indústrias da economia gaúcha”, explica Linck.

Diversas peças do museu integram a exposição, com destaque para uma réplica da Casa do Imigrante, local que abrigou os primeiros imigrantes alemães em São Leopoldo. Uma locomotiva em miniatura, retratando a primeira linha férrea entre Porto Alegre e São Leopoldo, também compõe a mostra.

A exposição vai até o dia 18, com horário de visitação das 8h30 às 18h30. A entrada é gratuita.