qualifica

Com a intenção de promover a ampliação de cursos técnicos e profissionalizantes voltados aos jovens, o deputado estadual Lucas Redecker protocolou emenda ao PL 114/2014, que trata sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015. A proposta visa qualificá-los para o mercado de trabalho. Na justificativa, Redecker argumenta que a falta de oportunidade a profissionais jovens faz com que eles procurem trabalhos temporários, de baixa produtividade, em que executam funções aquém de suas capacidades e recebem salários mais baixos do que o desejado.

De acordo com o relatório Tendências Mundiais de Emprego 2014 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o desemprego entre os jovens continua aumentando. Em 2013, 74,5 milhões de pessoas entre 15 e 24 anos estavam sem trabalho – quase 1 milhão a mais do que no ano anterior. Isso representa uma taxa de desemprego juvenil de 13,1 %, mais do que o dobro da taxa de desemprego geral de 6%. No Brasil, 18,4% das pessoas até 29 anos não trabalham ou estudam, segundo a OIT. Entre os homens o índice chega a 12,1%. Em relação às mulheres, a taxa alcança 21,1%. O percentual aumenta para 28,2% entre as mulheres afrodescendentes.

Entregue ao Parlamento no dia 15 de maio, o projeto de lei deve retornar ao Executivo até 15 de julho, após apreciação na Casa.