Uma das mais importantes demandas do Vale do Taquari acaba de receber um importante incentivo. Uma emenda, de autoria do deputado estadual Lucas Redecker, foi apresentada ao Orçamento do Estado para 2013, destinando R$ 1 milhão para a realização do estudo de viabilidade técnica de duplicação da ERS 130, RSC 453 e ERS 129, entre Venâncio Aires e Muçum.
De acordo com o deputado, trafegam mais de 6 mil veículos por dia entre o trecho a ser duplicado, motivo por si só mais do que suficiente para a duplicação da estrada. “A infraestrutura logística é hoje um dos nossos principais gargalos no Estado. Não atraímos mais investimentos porque nossas estradas são caóticas. Já estamos correndo contra o tempo e queremos evitar que a RS 130 fique como a BR 116, por exemplo, com engarrafamentos intermináveis e que atrasam nosso crescimento industrial”, disse ele.
Além do intenso tráfego de veículos e o número elevado de acidentes, as lideranças da região argumentam que o Vale do Taquari precisa de estradas em condições para escoar a produção. O prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, disse recentemente em audiência na Assembleia Legislativa, que a unidade da Cosuel no município produz hoje 450 mil litros de leite por dia, mas tem a expectativa de aumentar a produtividade para 1,5 milhão de litros, produção esta que será escoada através da RS 130.