O presidente da CPI de Energia Elétrica, deputado Lucas Redecker (PSDB), e o relator, deputado Catarina Paladini (PSB), receberam nesta quinta-feira, 24, na Assembleia Legislativa, os conselheiros da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs). Os dirigentes informaram que entregaram a documentação solicitada pela CPI sobre o sistema de energia gaúcho. Eles aproveitaram a ocasião para colocar a Agência à disposição dos parlamentares para contribuir com informações sobre a fiscalização do serviço de energia no Estado.
O conselheiro-presidente Carlos Martins explicou que cabe à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a regulamentação do setor de energia no país e as agências reguladoras estaduais cumprem as determinações da esfera federal. “No entanto, estamos à disposição para contribuir com informações e esclarecimentos necessários para a CPI”, declarou. Nesse sentido, o conselheiro Luciano Santa Maria relatou que a Agergs atua em três áreas no setor, que incluem atendimento individual (ouvidoria e mediação), fiscalização de geração e distribuição de energia.
Os deputados, por sua vez, destacaram que a CPI tem um caráter técnico, resolutivo e transparente nas ações. “Agradecemos a visita e o apoio da Agergs, que sempre esteve à disposição nos debates aqui na Assembleia”, ressaltou Catarina. Redecker também enfatizou o compromisso do Parlamento e da Agência na transparência dos trabalhos. “Estamos juntos nesse objetivo em comum que é de dar os encaminhamentos necessários na CPI e transparência nas ações”, afirmou.
Também estiveram presentes o conselheiro vice-presidente Ayres Apolinário, o diretor-geral Luiz Mangeon e a gerente de energia Eleonora Martins.