DSC_0020

O secretário-adjunto de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, recebeu em audiência a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB), acompanhada de seu chefe de gabinete, Giovani Luzzatto, e do empresário Julio Gross, da Geo Center – Estudos em Meio Ambiente. A reunião teve como objetivo levar ao conhecimento da secretaria o elevado número de projetos que dizem respeito a energia eólica e PCHs (pequenas centrais hidrelétricas) e que estão pendentes de licenciamento ambiental.

“A estimativa é de que só em projetos para geração de energia eólica e PCHs envolvam recursos em torno de R$ 2 bilhões, sendo que em alguns casos os investidores aguardam há mais de 10 anos o licenciamento para que o projeto tenha andamento. Precisamos que estes tramitem com mais agilidade”, explica Zilá.

A deputada ainda lembrou que hoje o Brasil está entre os primeiros países no ranking de energia mais cara do mundo, sendo a cada dia a crise no setor faz parte das manchetes dos jornais, e por este motivo se deve dar uma maior atenção aos investimentos em energias renováveis.

Lemos agradeceu a colaboração e destacou que o foco da secretaria é justamente reforçar o sistema gaúcho de geração e distribuição de energia, em especial a eólica, térmica e hídrica. “A prioridade do governo é fazer com que os investimentos aconteçam de forma rápida e eficiente, proporcionando um ambiente favorável ao investidor”, salienta.