A deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) assumiu nesta quinta-feira (8) a presidência do Legislativo estadual. O posto foi transmitido pelo presidente Alexandre Postal (PMDB), que assumiu o governo do Estado, devido a viagens para o exterior do governador Tarso Genro e vice-governador Beto Grill. A deputada ocupa o cargo até domingo (11) à tarde.
A nova presidente em exercício fez questão de enfatizar a importância que dá ao cargo que passou a ocupar. “Realizei o sonho de ser deputada, vinda da longínqua cidade de Três Passos. Tenho orgulho de ser parlamentar desta Casa, que preza pela transparência, ética e trabalho”. Zilá agradeceu a todos os parlamentares e em especial aos colegas de bancada pela confiança nela depositada.
A questão de gênero também não foi esquecida pela presidente: “É a primeira vez que uma mulher toma posse na presidência da Assembleia. Não é por vaidade que me orgulho, mas pelo espaço que estamos conquistando na sociedade”. Zilá registrou que a ex-deputada Ecléa Fernandes já havia ocupado, embora de forma interina, a presidência da Casa em 1984. Zilá encerrou sua fala lançando um desafio às mulheres gaúchas: “Que as mulheres do Rio Grande do Sul tenham a coragem de buscar seu espaço também na política.”
O líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Lucas Redecker, cumprimentou a colega de bancada pelo momento histórico. “A Zilá é uma das nossas mais aguerridas e dedicadas deputadas e a posse dela à frente do Parlamento é motivo de orgulho para todo o PSDB”.