A pedido dos deputados estaduais Lucas Redecker e Pedro Pereira, o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, recebeu delegação do município de Camaquã, na manhã desta segunda-feira (03). O objetivo do encontro é tentar impedir o fechamento da Agência da Fazenda Estadual em Camaquã, cujas atividades deverão ser incorporadas pelo escritório de Pelotas.

O líder da Bancada do PSDB e deputado estadual, Lucas Redecker, questionou o secretário se o fechamento do escritório já foi comunicado oficialmente, pois até o momento há apenas informações por telefone e rumores do fechamento. “O escritório de Camaquã atende 14 municípios. O objetivo do nosso encontro aqui é saber se há fundamento nessa notícia, mas também discutir e achar uma solução em comum. Na visão do município e das cidades vizinhas poderá haver grande perda na questão dos atendimentos”, argumentou o deputado.

Em documento assinado por várias lideranças do município, e entregue ao secretário da Fazenda, argumentam que o fechamento da agência irá representar um retrocesso às ações que visam o aumento da arrecadação dos tributos na região. “Entendemos que o fechamento da Agência da fazenda estadual em Camaquã é, no mínimo, imprudente, pois não tem lógica extinguir uma agência de um órgão que é justamente a porta de entrada dos recursos financeiros necessários à subsistência do Estado”, argumentam.

Feltes, por sua vez, disse que não há nenhuma decisão definitiva tomada e que tudo será feito de forma transparente e dialogando com a comunidade. O secretário defendeu, entretanto, que não haverá prejuízos para a comunidade com o fechamento, pois a maior parte dos serviços são hoje oferecidos pela internet. Ele ainda apresentou dados que mostram que os serviços que antes eram solicitados no balcão agora estão sendo feitos pela internet.