Uma reunião que contou com a participação de pelo menos 200 líderes políticos e empresariais da região metropolitana e dos Vales dos Sinos e Taquari marcou, na noite de quinta-feira (14), no Velopark, em Nova Santa Rita, a criação do Comitê Pró-Aeroporto Internacional 20 de Setembro, previsto para ser construído entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão.
O reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, foi aclamado presidente do comitê, que a partir de agora irá liderar a mobilização em busca do investimento.
Aquino já convocou uma reunião do grupo técnico para o próximo dia 22, na Unisinos, em São Leopoldo. No encontro, o professor de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, Elones Ribeiro, e o presidente do Conselho de Acionistas do Grupo Sinos, Mario Gusmão, fizeram uma apresentação sobre a importância do novo aeroporto para o desenvolvimento do Estado.
O deputado estadual Lucas Redecker, que também é membro da Frente Parlamentar Pró-Aeroporto 20 de Setembro, na Assembleia Legislativa, ressaltou na ocasião que o aumento da demanda do Aeroporto do Salgado Filho é o principal fator que levou alguns setores a buscar alternativas para o tráfego aéreo gaúcho. “Com a reforma do Salgado Filho para a Copa do Mundo ele terá capacidade de receber 8 milhões de passageiros, porém a previsão é que sejam recebidos 10 milhões de usuários”, explicou.
“O aeroporto 20 de setembro tem condições de já nascer com duas pistas e uma grande área que já capacita para a recepção não só de passageiros mas de cargas. Atualmente estas cargas não tem capacidade de chegar em determinados destinos. Com a construção do Aeroporto 20 de Setembro esta realidade será mudada, fomentando assim a economia do nosso Estado”, afirmou.
Redecker ainda voltou a destacar a necessidade de o governo cumprir com o seu papel para tornar a obra realidade, como a realização do estudo de viabilidade técnica do aeroporto, previsto para ser realizado em 2012, mas que não saiu do papel até agora.