Preocupados em evitar novos prejuízos devido à falta de luz e garantir o abastecimento de energia elétrica no verão, uma comissão especial foi formada no Vale do Taquari. Proposta pelo deputado estadual Lucas Redecker durante audiência pública realizada na quinta-feira, 13, em Roca Sales, a comissão será composta por prefeitos, vereadores e produtores. A intenção é realizar um levantamento das principais redes com problemas na região e auxiliar a concessionária AES Sul no planejamento dos reparos necessários.
O material será encaminhado para o deputado Lucas Redecker e a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, que vão intermediar o diálogo com a empresa. “Sabemos que as dificuldades existem. A AES Sul se esforça, mas há lugares que não são fáceis de chegar. Nosso objetivo é ampliar o debate. Há investimentos, mas não é o suficiente. Vamos cobrar resultados”, explica Redecker.
O prefeito de Roca Sales, Nélio Vuaden, vê na medida uma forma de exigir das empresas distribuidoras de energia os investimentos pontuais necessários. “Precisamos de algum plano para que neste verão possa ser evitada a falta de energia. Não apenas no meio rural, mas nas áreas urbanas também”, explica.
Responsável pelo planejamento e distribuição das linhas da AES Sul, o engenheiro Sérgio Machado disse que a medida vai auxiliar a concessionária na identificação dos principais problemas na rede. “Precisamos entender o que o cada cliente necessita. Para a maioria dos pontos, 75 quilowatts é o suficiente. O produtor precisa nos informar o tipo de serviço que presta. Assim, podemos identificar de forma mais ágil o tipo de reparo necessário para determinada região”, explicou.
Somente em Roca Sales, a AES Sul tem mais de 140 pedidos de aumento de carga aguardando na fila.