Em reunião nesta quinta-feira (25), a Comissão Especial de Acompanhamento dos Investimentos da Copa 2014 apresentou o plano de trabalho do órgão técnico e aprovou, por unanimidade 24 requerimentos para a realização de audiências públicas. Instalada em 15 de agosto, a comissão tem até 13 de dezembro para finalizar as atividades e apresentar um relatório final com as conclusões e encaminhamentos sobre o tema.
No plano de trabalho estão previstas a realização de audiências públicas e de visitas técnicas a autoridades ligadas à organização da Copa 2014. Os deputados pretendem também conhecer experiências bem sucedidas de locais que promoveram os eventos esportivos anteriores. Também serão encaminhados pedidos de informação a órgãos dos governos federal e estadual, às prefeituras dos municípios indicados como sede e subsedes do evento, às diretorias do Internacional e do Grêmio, à CBF, à Federação Gaúcha de Futebol, entre outros.
O deputado estadual Lucas Redecker, que é titular da comissão, participou da reunião. Além do papel de fiscalizador dos investimentos públicos, disse ele, a comissão será também um facilitador para o poder público, pois vai apontar as deficiências, os gargalos e trabalhar para que o RS receba os investimentos necessários, para que o evento seja um sucesso.
Poderão ser realizados debates nas 12 cidades gaúchas que foram indicadas pela Fifa para serem subsedes da Copa 2014. São elas: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado, Novo Hamburgo, Osório, Pelotas, Santo Antônio da Patrulha, Viamão e Canela.