Integrantes da Comissão Especial da Desburocratização dos Serviços Públicos do Estado estiveram em audiência, nesta quarta-feira (16), no Tribunal de Contas do Estado (TCE), para apresentar o plano de trabalho do grupo. Os deputados, entre eles o deputado estadual Lucas Redecker (PSDB), foram recebidos pelo presidente Cezar Miola e pelo conselheiro Iradir Pietroski.
Os parlamentares destacaram que o objetivo da Comissão é trabalhar em conjunto com entidades, sociedade civil organizada e demais Poderes, promovendo, através das audiências públicas, um amplo debate sobre a burocracia nos serviços prestados ao cidadão. Trabalhando com o lema “livrar amarras e encurtar caminhos”, os deputados destacaram a importância da participação do TCE, que é um órgão de fiscalização e controle assim como a Assembleia Legislativa.
Redecker destacou no encontro que os entraves burocráticos prejudicam o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Ele citou exemplos de como a burocracia atrapalha a prestação de serviços, sendo as obras de infraestrutura e a saúde os setores mais prejudicados pelos entraves do sistema.
O presidente Cezar Miola cumprimentou Santini pela iniciativa e confirmou que o Tribunal está disposto a colaborar com os trabalhos da Comissão. Também destacou que a utilização de ferramentas de tecnologia vai simplificar a parte operacional dos processos do TCE. “Essas alternativas poderão minimizar a burocracia”, destacou.
Também participaram da reunião os deputados titulares da Comissão, Ronaldo Santini (PTB), Miriam Marroni (PT); o chefe de gabinete do deputado relator do órgão técnico, Miki Breier (PSB), Juliano Paz; o auditor público Edelberto Mendonça; a representante do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Geraldo da Camino, Fernanda Ismael, e o Promotor de Justiça, Cesar Faccioli.