Pelotas já conta com mais um importante reforço no sistema de energia elétrica. Com a entrada em operação da nova Subestação Pelotas 5, a população da cidade passa a ter um fornecimento de energia elétrica de melhor qualidade e a região Sul, uma maior disponibilidade de carga. Esse é o segundo empreendimento desse porte energizado pela Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) no município em pouco mais de um mês. Os trabalhos para a conexão da Subestação Pelotas 5 ao sistema elétrico foram realizados ao longo desta semana e envolveram profissionais de diversas áreas da CEEE Distribuição.
A empresa investiu R$ 25 milhões na Subestação Pelotas 5, unidade de 50 MVA (megavolts-ampères) com dois transformadores de 25 MVA cada, e mais oito módulos de alimentadores, estrutura que aumenta a disponibilidade de energia oferecida pela Companhia para Pelotas e região, beneficiando diretamente uma população de 120 mil pessoas dos bairros Três Vendas, Sítio Floresta, Areal, Centro e do Distrito Industrial. Essa obra integra o Programa RS Energia, executado pelo Grupo CEEE, em conjunto com a Secretaria de Minas e Energia e o Governo do Estado.
Conforme o diretor de Distribuição do Grupo CEEE, Júlio Hofer, esse projeto de expansão do sistema energético de Pelotas inclui, ainda, a expansão das redes de distribuição na cidade, a partir da subestação, infraestrutura necessária para o escoamento da energia aos pontos de consumo. Essa etapa do projeto continuará em execução ao longo deste ano, assim como a conclusão das obras civis junto à Subestação.
O presidente do Grupo CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado destaca que esses novos empreendimentos que estão sendo colocados em operação pela Companhia (o quinto nas Regiões Centro Sul e Sul nos últimos oito meses), junto com outros voltados à melhoria da tecnologia, fazem parte do planejamento atual para a ampliação dos serviços e dos indicadores técnicos da Empresa. “É importante destacar que estamos cumprindo com as metas estabelecidas pela gestão junto ao órgão regulador”, diz.
Segundo o secretário de Minas e Energia do RS, Lucas Redecker, os últimos investimentos energéticos concluídos pela CEEE Distribuição nessa região mostram que a empresa está no caminho certo e cumprindo sua missão. “A entrada em operação destas obras incrementa de forma efetiva a qualidade da energia nessas localidades, possibilitando o crescimento econômico e a melhoria de condições de vida às pessoas”, acrescenta.
A Regional Sul, com sede em Pelotas, atende 218,5 mil unidades consumidoras de um mercado total de 1,6 milhão em 72 municípios gaúchos. Integram a Gerência os municípios de Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas e Piratini.
Subestação Pelotas 4 entrou em operação em maio
Em maio, a CEEE Distribuição colocou em operação um novo transformador na Subestação Pelotas 4, localizada na estrada Monte Bonito, em Pelotas, próximo à BR 116. Esse empreendimento, que recebeu investimentos de R$ 6,7 milhões, beneficia aproximadamente 50 mil pessoas de Pelotas e dos municípios de Arroio do Padre, Canguçu e Morro Redondo.
A Subestação Pelotas 4 possui, agora, dois transformadores: um de 31 MVA (megavolts-ampère), responsável pelo fornecimento a Canguçu e Morro Redondo, e outro de 25 MVA, mais direcionado ao atendimento da carga da área rural de Pelotas e do município de Arroio do Padre.
Empreendimentos de linhas de transmissão e subestações de energia concluídos nos últimos meses pela CEEE Distribuição
LT 69 kV Camaquã X São Lourenço do Sul
SE Dom Feliciano
SE Morro Redondo
SE Rincão (Zona Sul de Porto Alegre)
SE Águas Claras + LT Ramal Águas Claras. (Viamão)
SE Pelotas 4
SE Porto Alegre 5
LT Atlântida 2 – Circuitos 1, 2, 3 e 4
LT 69kV PAL 9 X PAL 7
Outros empreendimentos de linhas de transmissão e subestações de energia que estão sendo trabalhados pela CEEE Distribuição
SE Rio Grande 2
LT Atlântida 2 X Torres
LT Porto Alegre 12 X Porto Alegre 5
LT Porto Alegre 8 X Aeroporto
LT Quinta X Pelotas 1
LT Ramal Alvorada 2
LT Ramal Camaquã 3
LT Ramal Porto Alegre 14
LT Viamão 1 X Águas Claras
SE Aeroporto
SE Alvorada 2
SE Pelotas 1
SE Porto Alegre 15
SE Porto Alegre 7
Saiba mais sobre o Grupo CEEE
O Grupo CEEE atua no setor energético e está presente em todo o Estado do Rio Grande do Sul, onde possui concessões de usinas hidrelétricas e eólicas, de transmissão e de distribuição de energia, além de participações em empreendimentos ligados ao setor. Criada em 1943, é a maior empresa do setor de energia elétrica do Rio Grande do Sul e a 10ª maior empresa do Rio Grande do Sul, de acordo com a pesquisa Grandes e Líderes no Rio Grande do Sul, realizada pela Revista Amanhã, em novembro de 2015. Também é a Marca de Empresa de Energia mais lembrada e preferida na pesquisa Marcas de Quem Decide 2016, do Jornal do Comércio e a 4ª Empresa Pública mais lembrada.
No segmento de Distribuição de energia elétrica, a empresa atende mais de 1,6 milhão de clientes de 72 municípios das regiões Metropolitana, Leste e Sul do Rio Grande do Sul. Segundo a Pesquisa ABRADEE 2016 de Satisfação dos Clientes, a CEEE-D é a 10ª distribuidora mais bem avaliada pelos clientes. A satisfação é de 78,9%, enquanto que a média brasileira é de 74,4%. São entrevistados, anualmente, 39,6 mil pessoas em todo o País.
No segmento de Transmissão de energia elétrica, a empresa é a responsável pela maioria das instalações que compõem a Rede Básica de Transmissão do Estado, viabilizando o transporte e suprimento de energia às concessionárias de distribuição que atuam no Rio Grande do Sul: CEEE Distribuição, AES Sul, RGE, concessionárias municipais, cooperativas de eletrificação rural e também a potenciais consumidores livres e produtores independentes.
O Sistema de Transmissão da Companhia une usinas localizadas em território gaúcho ao Sistema Interligado Nacional e a pontos de suprimento e centros de consumo em todo o Estado, cumprindo papel estratégico. Compõem as instalações de propriedade da CEEE e sob a sua responsabilidade 66 subestações (sendo 54 próprias), que totalizam uma potência superior a 9 mil MVA (megavolt-ampère). Em Linhas de Transmissão, a CEEE possui mais de 6 mil quilômetros de extensão, que são suportadas por pelo menos 15 mil estruturas e operam nas tensões de 230 mil volts, 138 mil e 69 mil Volts.