A comunidade de Capão do Cipó está reclamando dos problemas de energia que afetam o município. A AES Sul vai fazer um levantamento para apurar o que está havendo e depois traçar a estratégia para a solução desses problemas. Esse é o resultado de reunião realizada esta semana na Secretaria de Minas e Energia com o secretário Lucas Redecker. O encontro contou também com a presença dos deputados estaduais Jorge Pozzobom e Miguel Biachini.
O prefeito Alcides Meneghini detalhou os problemas enfrentados pela comunidade, além do fato que as equipes de socorro precisam se deslocar pelo menos 50 km até chegar à cidade. Ele também falou que o 0800 da AES Sul não funciona a contento. “Acredito que a concessionária pode aprimorar aspectos relacionados ao gerenciamento do trabalho, especialmente na zona rural, onde temos redes de 40, 50 anos, com postes que estão apodrecidos”, disse. Meneghini propôs a implantação de um posto de atendimento em Capão do Cipó, o que agilizaria a resolução de casos mais simples e seria um local em que os cidadãos poderiam ser ouvidos, agilizando o atendimento.
O Secretário de Planejamento Cristian Lencini também expôs questões que afetam as famílias, citando o exemplo dos produtores de leite que, devido à falta de luz e demora da assistência prestada pela concessionária, perdem a produção de, às vezes, cinco dias de trabalho.
Redecker, por sua vez, destacou que a Secretaria de Minas e Energia não pode fazer cobranças à AES Sul, pois trata-se de uma empresa privada, e que o seu papel é de mediador. Propôs que a AES Sul que forme um mutirão e faça uma revisão e reparos em toda a rede de Capão do Cipó. A sugestão foi aceita pelo gerente Técnico Sérgio Machado, que ouviu as solicitações e apresentou dados e melhorias que têm sido feitas na rede da região de Santiago. Ele também se comprometeu a avaliar a possibilidade de instalação de um posto de atendimento no município.
Participaram da reunião também o gerente Técnico da AES Sul, Sérgio Machado; o presidente da Câmara de Vereadores, José Rodolfo de Brum; o vereador Ibanez Garcia dos Santos e, o representante da comunidade Sérgio Nunes e o coordenador de Atendimento Corporativo e Poder Público da AES Sul, Géderson Donaduzzi.