A pedido do deputado estadual Lucas Redecker, o secretário de Segurança Pública do Estado, César Schirmer, recebeu na tarde desta quarta-feira (29), os prefeitos Schamberlaen José Silvestre, de Cambará do Sul, e Marcos Finger Pires, de Jaquirana. Eles estavam acompanhados do presidente do Consepro de Cambará do Sul, Guilherme Luis de Oliveira e apresentaram pedido de reforço no efetivo da Brigada Militar dos dois municípios.
Redecker pediu ao secretário atenção ao pleito, pois a preocupação com a segurança aumenta nesta época do ano devido ao crescente fluxo de turistas que visitam esses municípios. O prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen José Silvestre, disse que o município tem sete mil habitantes e chega a receber em uma mesma semana mais de 5 mil turistas, o que preocupa a comunidade sob o aspecto da segurança. Ele ainda enfatizou que o apoio do Consepro tem sido fundamental para manter a oferta de serviços à comunidade.
O prefeito de Jaquirana, Marcos Finger Pires, afirmou que a situação no município também preocupa. Recentemente, disse ele, mais um policial foi para a reserva, sendo que é necessário que esse efetivo seja recomposto. De acordo com o prefeito ainda, o Consepro tem se responsabilizado pelo pagamento do aluguel das residências dos policiais e assumido despesas para a manutenção tanto da Brigada Militar quanto da Polícia Civil. Em Cambará do Sul o Consepro também tem prestado o seu apoio aos órgãos de segurança.
O secretário César Schirmer afirmou que a partir de junho a demanda dos municípios será atendida. O foco, no momento, é o atendimento das demandas de 21 municípios, responsáveis por 80% da criminalidade no Estado. Ele disse que o governador José Ivo Sartori autorizou a contratação de 2.500 policiais, porém o processo de contratação é lento, pois depende do treinamento desses profissionais, que leva de seis a sete meses.
Redecker afirmou que vai retornar a se reunir com o secretário nas próximas semanas para tratar sobre o assunto.