Em cerimônia realizada no final da tarde de quarta-feira (26), foi inaugurada a nova sede da 2ª Companhia do 40º Batalhão de Polícia Militar (40º BPM) de Teutônia. O prédio foi construído com recursos do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consepro), da Prefeitura e das penas alternativas pagas ao Judiciário, em um modelo semelhante ao aplicado à obra do Presídio Feminino de Lajeado.
No total, foram investidos mais de R$ 700 mil em um terreno cedido pelo município, na Avenida Um Leste, no Centro Administrativo. A estrutura tem aproximadamente 700 metros quadrados de área construída.
A solenidade reuniu autoridades, lideranças, comunidade e os alunos que participam do projeto Brigada Mirim em Teutônia. O presidente do Consepro, Egon Cleto Fritzen, ressalta que a obra é resultado de uma união de esforços e, a partir disso, a população espera uma contrapartida do Estado, que não participou da construção. Ele afirma que o policiamento precisa ser reforçado, assim como os recursos materiais disponíveis aos brigadianos. Fritzen cita que a frota da Brigada Militar (BM) no município foi reduzida a menos da metade nos últimos anos e as viaturas mais novas já estão com pelo menos seis anos de uso.
O deputado estadual Lucas Redecker, que esteve presente no ato, saudou a iniciativa e disse que Teutônia serve de exemplo para o Rio Grande do Sul, pois a comunidade não fica esperando que o poder público faça tudo, arregaça as mangas e toma a frente dos projetos importantes para a comunidade. “Quisera que tivéssemos tantos outros municípios empreendedores no RS”, disse ele.
Para o chefe do Estado Maior da corporação, coronel Júlio César Rocha Lopes, a entrega do prédio é um exemplo para outras cidades e representa o comprometimento da sociedade com a segurança pública e com os policiais, além de acontecer justamente no ano em que a instituição gaúcha completa 180 anos de atividades.
O prefeito Jonatan Brönstrup também defende que o município seja contemplado com mais investimentos na área e reconhece que o prédio foi feito a partir do empenho de várias administrações, independente de partidos políticos. O chefe do Executivo lembra que a Delegacia de Polícia (DP) da cidade também foi feita a partir da mobilização comunitária.
Segundo a titular da 2ª Vara Judicial de Teutônia, juíza Patrícia Stelmar Netto, as instalações da BM e Polícia Civil são as mais modernas e completas do Vale do Taquari. Até a construção do novo quartel, o policiamento ocupava uma casa, também no Centro Administrativo.
Saiba Mais
A 2ª Companhia é comandada pela capitã da BM, Carmine Brescovit. A unidade faz parte do 40º BPM de Estrela, chefiado pelo major Marcelo de Abreu Fernandes. O coronel Gleider Cavalli Oliveira é o titular do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT), que abrange o 40º BPM e o 22º BPM, com sede em Lajeado. O efetivo deverá ocupar o novo prédio nas próximas semanas.