Deputados estaduais eleitos e reeleitos de 10 bancadas minoritárias estiveram reunidos na noite desta segunda-feira (04) para debater o que esperam da próxima legislatura na Assembleia Legislativa gaúcha. O grupo quer participar da elaboração do plano de gestão da Casa para os próximos quatro anos, hoje definido apenas pelas quatro maiores bancadas (PT, PMDB, PDT e PP).
“Nós queremos ser ouvidos, simplesmente isso. Queremos que o plano de gestão seja debatido entre todas as bancadas e que cada um coloque o que pensa e espera para o Parlamento. Esperamos que o próximo presidente se preocupe com a Assembleia, que olhe para os que lá estão trabalhando e faça as mudanças estruturais necessárias”, disse o deputado estadual Lucas Redecker, um dos proponentes da reunião. O parlamentar também destacou o ineditismo de ter tantas bancadas reunidas, muitas com diferenças históricas, em torno de um tema em comum, como o futuro e as necessidades da Assembleia Legislativa.
Os problemas de infraestrutura da Assembleia Legislativa foram apontados por diversos deputados como metas que precisam ser enfrentadas no próximo mandato. Problemas nos elevadores, banheiros, deficiências tecnológicas, entre outras demandas foram elencadas. “Ocorreram avanços importantes nos últimos anos, mas há diversos aspectos estruturais da Casa que precisam de reparos. Toda semana temos pelo menos um elevador parado e não é raro encontrar baldes espalhados na entrada do prédio para conter goteiras em dias de chuva”, citou Redecker.
Os deputados comprometeram-se em levar as demandas às suas bancadas, que serão posteriormente reunidas e entregues aos quatro maiores partidos que governam o Parlamento. Participaram da reunião deputados ou representantes dos seguintes partidos: PTB, PSDB, PSB, PC do B, PRB, PV, PPL, PPS, PSD e PSol.