Na próxima quinta-feira (16)a Assembleia Legislativa realiza audiência pública em Capão da Canoa, proposta pela Fundação Cultural Cavalgada do Mar e Piquete da OAB, para tratar sobre a elaboração de uma política pública de apoio a eventos equestres e fomento à equinocultura para geração de emprego e renda. O encontro ocorrerá no CTG João Sobrinho, às 19 horas, durante a 28ª Cavalgada do Mar. O requerimento autorizando a realização da audiência pública foi aprovado na reunião ordinária da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, na última quinta-feira (09).
A audiência pública terá como principal objetivo debater as condições de trabalho enfrentadas por animais em eventos de natureza equestre, assunto que também foi tema de denúncia recentemente junto ao Ministério Público do RS.
O líder da Bancada do PSDB na AL, deputado estadual Lucas Redecker, confirmou presença no encontro e disse que o debate é oportuno e importante. Conforme o líder, não é porque eventualmente se ouve uma denúncia de maus tratos a animais que deve-se generalizar e considerar que esta é uma prática comum. “Quem tem o cavalo como companheiro de cavalgada, rodeios ou vê nessas atividades a oportunidade de reunir a família, quer o animal em condições e o faz com responsabilidade. Não são raros os casos de pessoas que tem animais há mais de 20, 25 anos e que estão bem cuidados”, disse o deputado.