Será realizada nesta segunda-feira a audiência pública que vai debater a situação do pedágio de Marques de Souza, no Vale do Taquari. O encontro inicia às 19 horas, e será realizado na Sociedade União Centenária, de Picada May, a pedido do deputado estadual e líder da Bancada do PSDB na AL, Lucas Redecker, atendendo a demanda apresentada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Marques de Souza, Lairton Heineck e do vice-prefeito Rubens Heineck. A audiência pública integra as atividades da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa.
Conforme Redecker, a audiência pública ocorre num importante momento, quando discute-se o futuro dos pedágios no RS. “Independentemente de qual for o modelo de pedágio adotado no RS a partir do próximo ano, a comunidade de Marques de Souza está se antecipando e demonstrando que quer mudanças em relação a praça instalada no município”, informou o parlamentar.
Atualmente, o município tem a tarifa de pedágio mais cara do país, custando R$ 13,40 para os veículos de passeio e R$ 3,30 para os veículos emplacados em Marques de Souza, com exceção dos moradores de Picada May, que têm isenção total. A ideia é de que os munícipes de Vila Fão não tenham de pagar para passar pelo pedágio. “O valor cobrado no município é o mais caro do Brasil, e como no próximo ano serão encerrados os contratos de concessões, a ideia é ouvir a comunidade para saber o que ela quer, tanto quando se fala em valores como na estrutura das estradas”, afirmou Redecker.