Está agendada para a próxima segunda-feira (25), a audiência pública que vai tratar sobre a extensão da BR-448 entre Esteio e o município de Portão. A reunião ocorrerá às 16 horas, na sede do Sesi, localizado na Avenida Uruguaiana número 448, no Centro de Portão. Foram convidados para o encontro o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), todos os deputados da bancada federal na Câmara dos Deputados, prefeituras e câmara de vereadores dos municípios interessados, além de entidades de classe.
Redecker argumenta que a mobilização é fundamental para a inclusão dos recursos no orçamento da União, bem como a obra é de extrema importância não apenas para o Vale dos Sinos, mas também Vale do Caí, Serra e outras regiões. “Esse debate não é de um ou dois deputados, é de todo o Parlamento, em virtude da sua importância para o RS. Depois de pronto o lote 2, vamos buscar o lote 3”, argumentou Redecker.
O deputado também é o presidente da Frente Parlamentar Apoio à Extensão da BR 448 na Assembleia Legislativa, instalada no mês de julho, e que tem como missão chamar a atenção da sociedade para a necessidade da obra.
Sobre a extensão da BR 448
O lote 2, como é chamado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), pretende ampliar a rodovia em 18,7 quilômetros a partir do quilômetro 6, em Esteio, até a RS-240, em Portão, no Vale dos Sinos. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) está aos cuidados do DNIT e do Consórcio Magna-Enecon, com custo estimado de R$ 1 milhão. O levantamento técnico também contempla o Lote 3 de expansão da Rodovia do Parque, que vai da RS-240, em Portão, até a BR-116, em Novo Hamburgo. A estimativa é de que a obra custe R$ 1 bilhão.