O PSDB realizou sua convenção estadual neste domingo (28), na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, quando elegeu o deputado estadual Adilson Troca para comandar a legenda no próximo biênio. Troca foi eleito com 52% dos votos, contra 48% dos votos feitos pelo deputado federal Nelson Marchezan Júnior, que concorria à reeleição. A Juventude Tucana reelegeu Micheli Petry, enquanto o PSDB Mulher será presidido por Ângela Sarchis.
Para Troca, a legenda saiu unida da disputa: “Ano que vem teremos uma eleição difícil pela frente, por isso, queremos estar com o partido forte. A gente ganhou com essa proposta, do PSDB Convergente, e agora precisamos colocá-la em prática”.
Segundo Troca, a ideia é trabalhar para a construção de um palanque no Estado para o senador mineiro Aécio Neves, pré-candidato à Presidência da República. “Sabemos das nossas dificuldades, mas conhecemos o nosso potencial. Já estivemos no governo três vezes com vice-governadores e uma vez com a governadora Yeda Crusius. Uma corrente defende candidatura própria, mas também podemos conversar com outros partidos”, afirmou.
Para o deputado estadual Lucas Redecker, é dever dos tucanos levar para a sociedade a marca de gestão competente que o PSDB tem, para que o partido seja reconhecido e valorizado pelos gaúchos. “O PSDB tem compromisso com RS, porque quem arrumou a casa e quem colocou as contas em dia foi uma governadora do PSDB”. E completou: “O PSDB tem programa de governo, tem linha de atuação própria e só vai coligar com quem der palanque para o Aécio Neves aqui no RS. Se precisar – e não teremos medo – temos vários nomes para candidatura ao governo do Estado, mas também somos humildades em dizer que podemos sentar e compor com outros partidos”.
Redecker ainda aproveitou a tribuna para criticar o governo do Estado, dizendo que o PSDB tem ocupado o seu espaço e feito uma oposição responsável. “Nós somos um partido que busca sim o diálogo com o governo. Não fugimos do nosso compromisso de conversar, mas infelizmente do outro lado da rua temos um governo autoritário”, afirmou.
A convenção estadual do PSDB também definiu o diretório estadual, os delegados titulares à convenção nacional (marcada para o dia 18 de maio), os membros do conselho de ética e disciplina partidária e os integrantes do conselho fiscal.