O líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Lucas Redecker, visitou o San Diego River Conservancy, na manhã desta terça-feira (01), onde foi recebido pelo diretor executivo do órgão, Michael Nelson. Desde a semana passada, o parlamentar está na Califórnia, nos Estados Unidos, onde está realizando diversas visitas e participando de encontros com o objetivo de trazer experiências para o Rio Grande do Sul nas áreas de infraestrutura, saneamento, mobilidade urbana e parcerias público-privadas (PPP).
O San Diego River Conservancy é o órgão governamental que tem como tarefa conservar e recuperar o Rio San Diego. Esse trabalho de “cuidar” do rio é desempenhado numa parceria entre o governo do Estado, município e a sociedade. A função primordial do San Diego River Conservancy é dar atenção à recuperação do rio e à sua manutenção, para depois preocupar-se com o abastecimento de água.
Redecker destacou que eles estão trabalhando com uma proposta de corredor ecológico, a exemplo do que se discute hoje no Rio Grande do Sul. O corredor ecológico é uma rede de áreas protegidas que passam por graus de ocupação humana e destina-se à conservação ambiental em nível regional. O manejo nestes corredores ocorre de forma integrada para desenvolver a possibilidade de sobrevivência das espécies, do ecossistema e de uma economia local sustentável que respeite os recursos naturais. Além disso, ele tem como principal função ligar um trecho de mata a um outro trecho. “Eles conseguem recuperar algumas partes do rio San Diego num período de tempo de aproximadamente oito anos, com desassoreamento e revitalização. A participação da sociedade é muito importante para o sucesso da recuperação do rio San Diego que tem um alto valor histórico, arqueológico e natural”, disse Redecker. O parlamentar também destacou que é uma prática normal na Califórnia a aquisição, por parte do governo, de áreas de terras degradas, que são administradas e cuidadas pela sociedade civil.
Redecker viajou aos Estados Unidos com o objetivo de trazer propostas viáveis para a recuperação de rios e bacias hidrográficas do Estado e avaliou a visita como proveitosa. “Essa experiência toda se adapta muito bem à realidade que vivemos hoje em relação à bacia do rio dos Sinos e em outras regiões do Estado”, afirmou.