A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia realizou na manhã de sexta-feira (23), audiência pública no Parque de Exposições da Expoagro Afubra, em Rio Pardo. Foi debatido o tema da estiagem no Rio Grande do Sul, fenômeno climático que vem causando perdas para a economia gaúcha e prejuízos para os agricultores e produtores nos últimos meses. O debate buscou encontrar alternativas para a ampliação da irrigação no RS.
Para o líder da Bancada do PSDB na AL e integrante da Comissão de Agricultura, deputado Lucas Redecker, sabe-se que a estiagem não ocorre em pontos regionais, mas atinge todo o RS, o que já provocou prejuízos consolidados na ordem de 30%. “A estiagem é uma realidade e dever ser mudada. Os projetos de irrigação precisam urgentemente ser ampliados no Estado, atendendo a quem precisa”, afirmou o parlamentar. Conforme ele ainda, não basta apenas criar os programas, é preciso desburocratizá-los, de modo que os produtores rurais possam ter acesso. “É importante que o produtor possa ter acesso a esses programas com mais facilidade, independentemente da região ou da situação de estiagem”, defendeu.
De acordo com o parlamentar, esta certamente não será a última estiagem que o RS enfrentará. “É preciso que o produtor se prepare para esses momentos de dificuldades, e a irrigação é uma das tecnologias disponíveis que podem minimizar as perdas no campo. Lamentavelmente, outras estiagens virão. O grau dos prejuízos vai depender das medidas adotadas pelo governo agora e de como os produtores terão acesso aos programas”, disse Redecker. “Precisamos aprender com a estiagem, porque senão continuaremos debatendo sempre os mesmos problemas”, concluiu.