Desde esta terça-feira (31), o deputado estadual Lucas Redecker é o líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, em substituição ao deputado Jorge Pozzobom. Redecker, que tem 30 anos, é o deputado tucano mais jovem a assumir este cargo na AL, além de ser também o deputado mais votado desde que o partido existe no RS, com 69.043 votos.
O deputado tem reiterado que fará uma oposição coerente e responsável em relação ao governo do Estado e não a simples oposição pela oposição. Afirmou que continuará sendo favorável a projetos do governo que beneficiem o Estado e contrário aos que possam ser lesivos ao interesse público. Neste aspecto, citou o projeto da reforma previdenciária, recentemente derrubado no Tribunal de Justiça do RS, cuja inconstitucionalidade foi por ele alertada na tribuna da AL.
Redecker disse que espera do governador o cumprimento das promessas de campanha, a começar pelo pagamento do piso nacional dos professores, bem como ações mais efetivas no combate à seca, em especial, a retomada e conclusão de projetos de irrigação iniciados pelo governo anterior e que poderiam amenizar os efeitos da estiagem.
Para Redecker, é preciso que o governo deixe a retórica de lado e assuma o controle das negociações em relação a crise envolvendo o setor calçadista gaúcho – e de outros segmentos – junto ao governo da Argentina, bem como proceda a desoneração dos setores produtivos, como forma de estímulo à economia gaúcha. Quanto aos investimentos que o governo promete fazer, Redecker disse que espera a conclusão dos acessos asfálticos e a ampliação dos investimentos em saúde até chegar ao cumprimento da aplicação dos 12%. É igualmente importante, disse o parlamentar, que o governo avalie a possibilidade de realização de parcerias público-privadas em diversos setores, em resposta às demandas da sociedade.