A pedido do deputado estadual Lucas Redecker, foi realizada na quinta-feira (29) audiência com o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Beto Albuquerque, para tratar sobre a pavimentação dos 44,6 quilômetros da estrada conhecida como Caminhos das Neves, que liga o Rio Grande do Sul a Santa Catarina. O trecho liga o município de Bom Jesus, na serra gaúcha até a cidade de São Joaquim, na serra catarinense. Os 29,9 quilômetros do trecho catarinense já estão pavimentados.
Depois de pronta, a distância entre Bom Jesus e São Joaquim será reduzida para menos de 80 quilômetros por asfalto e sem pedágio, ante os 239 quilômetros que são necessários percorrer atualmente, além de enfrentar pedágio e o trânsito caótico da BR-116. Redecker conseguiu a garantia do secretário que pedirá ao governador para que seja autorizada a elaboração do projeto da estrada Caminhos da Neve. “A estrada é importante para o turismo, mas também para o crescimento econômico desses municípios. Não existe desenvolvimento sem asfalto hoje em dia”, disse Redecker.
Na ocasião as lideranças apresentaram também a reivindicação de conclusão imediata da ERS-110, de 2,8 quilômetros, entre Jaquirana e Bom Jesus, obra prometida por diversos governos. O deputado Lucas Redecker disse estar feliz por saber que a estrada foi incluída no primeiro lote do governo, mas que os municípios o questionam constantemente sobre quando irão começar as obras. Albuquerque garantiu que a estrada é prioridade para a Seinfra e que até o final do ano ela será tirada da lista de obras a serem concluídas. A ERS-110 vai ligar a BR-116 à Rota do Sol e contribuirá com os Caminhos da Neve, diminuindo assim em mais de 100 quilômetros a distância entre Gramado e Florianópolis. A estimativa é de que a economia da região deverá sofrer um incremento de R$ 80 a R$ 90 milhões com a estrada dos Caminhos da Neve pronta.
Participaram da reunião ainda, o deputado estadual Alceu Barbosa Velho, o prefeito de Bom Jesus, José Paulo de Almeida, o vice-prefeito Ajadil Almeida, o prefeito de São Joaquim José Nérito, o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Turístico de Santa Catarina Paulo José Teixeira, além de vereadores, secretários municipais e empresários dos setor hoteleiro.