O deputado estadual Lucas Redecker lançou a Frente Parlamentar Gaúcha de Fomento às Parcerias Público-Privadas (PPPs). Foram recolhidas 39 assinaturas de parlamentares em apoio à iniciativa, sendo que 19 das assinaturas são oriundas de partidos da base aliada do governo.
A intenção de Redecker com a Frente é trazer para dentro da Assembleia Legislativa o debate sobre os benefícios que as Parcerias Público-Privadas podem trazer para a sociedade gaúcha, os setores que podem ser beneficiados com essa prática e como as PPPs vêm funcionando em outros estados brasileiros. “O setor público tem dificuldade de acompanhar os avanços da sociedade e do setor privado e as PPPs são alternativas bem sucedidas que podem ser aplicadas no Estado”, disse o parlamentar.
Para Redecker, a PPP é a melhor opção para a construção da ERS-010, por exemplo, cujo projeto está parado atualmente. A estrada é a principal rota alternativa para quem usa a BR-116, mas não está pavimentada, o que poderia ser feito através de uma PPP.
Em outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Bahia, as PPPs já são uma realidade e há exemplos bem sucedidos de parcerias entre a iniciativa pública e privada.