O deputado estadual Lucas Redekcer participou do Fórum Legislativo nas Cidades-Sedes da Copa do Mundo de Futebol no Brasil – O Poder Legislativo fazendo parte do time da Copa 2014, realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (12). O evento foi promovido pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados e pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado.
Redecker, que também é integrante da Comissão Especial da Copa de 2014, instalada há poucas semanas, disse que a participação no encontro foi importante para conhecer como a Câmara dos Deputados e o Senado estão atuando em relação ao tema. Redecker também citou a pesquisa divulgada no último fim de semana, que diz que a saúde e o transporte público são as principais prioridades da população em relação ao evento e voltou a manifestar preocupação quanto aos investimentos que serão feitos e sobre sua permanência após o evento.
O encontro contou com a presença também de deputados federais ligados ao esporte, como Danrlei de Deus (PTB/RS), Romário (PSB/RJ), Acelino Popó Freitas (PRB-BA), entre outros.
Último a se pronunciar, o deputado Romário destacou o tema da acessibilidade. Disse que, após oito audiências públicas, era a primeira vez que ouvia menção ao assunto. “Fico feliz por ouvir que em pelo menos uma sede as pessoas com deficiência vão ter um pouco mais de respeito e condição de participar desse grande evento que é a Copa do Mundo”, disse Romário.
O deputado parabenizou as autoridades locais pela forma como estão sendo realizadas as remoções de famílias para a realização de obras de infraestrutura, saudou a rivalidade entre colorados e gremistas como positiva e declarou-se feliz em ver que Porto Alegre está se preparando para a Copa conforme o caderno de encargos da Fifa. Disse que se tudo for posto em prática, a Capital terá tudo para ser uma das grandes sedes da Copa e servir de exemplo.
O Fórum Legislativo nas Cidades-Sedes da Copa do Mundo de Futebol no Brasil já promoveu encontros em outras oito capitais (Fortaleza, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, Brasília, Cuiabá e Salvador), restando ainda Rio de Janeiro, Natal e São Paulo.