Foi lançada oficialmente na tarde desta sexta-feira (02), no espaço Caminhos da Integração, a 6ª edição da Rural Show, evento voltado à promoção e difusão de produtos e novas tecnologias para a agricultura familiar. A feira, que até a 5ª edição levava o nome de Agroshow, será realizada de 28 de julho a 1º de julho de 2012, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. A promoção é da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Nova Petrópolis e Cooperativa Piá.
O presidente da Rural Show e diretor da Cooperativa Piá, José Mário Hansen, salientou que 2012 foi declarado pela Organização das Nações Unidas o ano do cooperativismo e que este será o tema norteador do evento.
O deputado estadual Lucas Redecker esteve no evento representando o parlamento gaúcho e a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. Para ele, o lançamento deste evento não é importante apenas para Nova Petrópolis, mas para o RS, pela representação que a Agro Show já tinha para o Estado e agora o Rural Show terá. “A agricultura familiar é uma das grandes responsáveis pelo sustento das famílias do campo e da cidade. Isso mostra o crescimento, a pujança e a importância que o nosso pequeno agricultor tem” disse ele. O parlamentar disse ainda que, como representante do parlamento gaúcho, estava trazendo o apoio não apenas da Comissão de Agricultura – da qual é integrante – mas de toda a Assembleia Legislativa, que reconhece a importância que o segmento tem. “E quando buscamos um conjunto de entidades para fazer uma feira que possa fomentar e agregar à vida do pequeno agricultor e trazer tecnologia, conhecimento e fazendo com que nós possamos produzir mais, nas pequenas propriedades, este evento só poderá ser um sucesso”, finalizou.
O prefeito José Irineu Schenkel falou do seu anseio em ver o Rural Show crescer, assim como a Cooperativa cresceu e se consolidou em Nova Petrópolis. Destacou ainda que é preciso “pensar o nosso pequeno produtor como um pequeno empresário”.
O Rural Show, que ocorre a cada dois anos, registrou em 2010 um público final de cerca de 45 mil pessoas e mais de 200 excursões de agricultores oriundos de diversas regiões do Estado, movimentando R$ 8 milhões em negócios.