psdb

O PSDB completa hoje 23 anos. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) foi fundado em 25 de junho de 1988, formado, principalmente, por dissidentes do PMDB insatisfeitos com o governo de José Sarney. Eles se diziam descontentes com os rumos políticos do partido, em especial, durante a elaboração da Constituição de 1988, com a formação do chamado Centrão, articulação de centro-direita contrária à aprovação de medidas progressistas na Carta Magna. Após a criação, o PSDB estruturou-se em torno da candidatura do então senador Mário Covas à Presidência da República na primeira eleição direta após 20 anos de ditadura, em 1989. A consolidação no cenário político nacional veio com a eleição de Fernando Henrique Cardoso, em 1994.

O PSDB é um dos partidos que mais cresce no país e é considerado hoje o segundo maior partido brasileiro. Em 2010, o partido teve 5 indicados pela Revista Época como os brasileiros mais influentes do ano. Os indicados pela revista foram o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-governador de São Paulo José Serra, o senador eleito Aécio Neves, o governador eleito de São Paulo Geraldo Alckmin, e Antônio Anastasia, governador eleito de Minas Gerais.

O PSDB foi formado pela confluência de diferentes pensamentos políticos contemporâneos: dos trabalhistas, adotou a primazia do trabalho sobre o capital; a ética, a solidariedade e a participação comunitária foram assimiladas dos pensadores católicos personalistas, e das ações políticas dos líderes europeus do pós-guerra. Trouxe do socialismo sua vertente democrática e do comunismo a luta dos trabalhadores por direitos iguais, inclusive no voto, e inclui ainda o combate ao totalitarismo de esquerda e direita.

A todos que ajudam a construir esta trajetória de sucesso diariamente, o meu parabéns!