O deputado estadual Lucas Redecker manifestou-se na tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta quinta-feira (14), sobre o fechamento da Calçados Andreza no município de Santa Clara do Sul, no Vale do Taquari. Redecker disse que recebeu com tristeza a notícia do encerramento das atividades da empresa, justamente no ano em que ela completa 40 anos e no momento em que realiza-se a Fimec, importante evento para o setor coureiro-calçadista. “A empresa, por muitos anos exportou calçados e teve que fechar suas portas porque a taxa cambial chega a valores cada vez menores, impedindo que a Andreza e outras empresas mantenham as portas abertas. Esse é um dos diversos exemplos que temos do setor coureiro-calçadista”.
O parlamentar apresentou alguns números que ilustram as dificuldades pelas quais passam as indústrias calçadistas. Entre 2006 e 2010, foram fechados 8.224 postos de trabalho nas indústrias gaúchas. Já entre os anos de 2008 e 2010 houve uma redução de 42% nas exportações de calçados escoadas via Porto de Rio Grande.
Conforme o deputado ainda, no ano 2000 pagava-se 10,65 dólares pelo par de sapato; em 2010, o mesmo par custava 23,74 dólares, mais que o dobro. Em 2000, entretanto, as exportações do RS somaram 1,292 bilhão de dólares ante os 712 milhões de dólares de 2010. “O valor do par aumentou, mas o valor de arrecadação com a exportação de calçados diminuiu em mais da metade”, explicou. O deputado disse ainda que a redução dos postos de trabalho precisa ser enfrentada imediatamente. “Necessitamos de políticas imediatas tanto do governo do Estado, como do governo federal para um setor que representa muitas cidades e regiões do Estado, que, tradicionalmente, é exportador e depende disso. Não podemos perder essa parcela de participação do Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil no mercado internacional”.
Em 2010, foram contratadas 86.702 pessoas e perderam o emprego outros 78.339 trabalhadores nas indústrias de calçados do RS.