A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, presidida na ocasião pelo deputado estadual Lucas Redecker, aprovou na manhã desta quarta-feira (8), a realização de duas audiências públicas: uma proposta pelo deputado Adilson Troca (PSDB), e outros oito parlamentares, para discutir a implementação do sistema de inspeção veicular ambiental no Estado; e outra, sugerida pelo deputado José Sperotto (PTB), sobre o processo de implementação da área industrial de Guaíba. Conforme Sperotto, a demora na liberação de licenças ambientais tem prejudicado as empresas interessadas em se instalar no local.
Por acordo entre os parlamentares, a discussão sobre a área industrial de Guaíba deverá realizar-se no dia 22 de junho. Já o debate sobre a inspeção veicular ocorrerá no dia 6 de julho. Também ficou acertada a realização de uma audiência pública no dia 29 de junho para tratar de temas da Subcomissão do Polo Naval de Rio Grande, coordenada pelo deputado Alexandre Lindenmeyer (PT).
Sobre a audiência pública da inspeção veicular, Redecker disse que o encontro será uma excelente oportunidade para os deputados entenderem melhor a proposta e sugerir emendas ao projeto de lei, que não está tramitando em regime de urgência na AL. Em relação à situação do Distrito Industrial de Guaíba, Redecker disse que espera que o trâmite burocrático das licenças seja logo solucionado, pois a área em questão está ociosa e pode proporcionar a geração de mais empregos e renda para o município.
Redecker convidou ainda todos os presentes na reunião para participar da audiência pública da comissão que ocorrerá na próxima segunda-feira (13), às 14 horas, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. O tema do encontro, proposto pelo parlamentar é “Impostos e seus efeitos sobre a economia empresarial e cidadã”.