Depois da palestra na Federasul, Redecker e Serrra foram recebidos pelo governador
O deputado estadual Lucas Redecker recepcionou o ex-governador de São Paulo, José Serra, nesta quarta-feira (11) em Porto Alegre. Serra foi o convidado de hoje da Federasul para falar aos empresários gaúchos no Tá na Mesa.
Redecker, que também é vice-presidente do PSDB no RS, cumprimentou o colega tucano e agradeceu o retorno do ex-presidenciável ao RS. O parlamentar relatou para Serra o novo momento que o PSDB vive no RS, que está focado em se fortalecer e pensando nas eleições de 2012. Ele também alertou Serra quanto a preocupação que a política cambial está provocando no RS, onde mais uma indústria calçadista fechou.
Durante entrevista coletiva, Serra manifestou-se sobre a reforma política. Ele defendeu o voto distrital para municípios com 200 mil eleitores, já para 2012, e manifestou-se contrário ao financiamento público de campanha, que não eliminará o financiamento paralelo, o caixa 2. Questionado sobre o papel da oposição, Serra disse que a ela cabe criticar, fiscalizar, sugerir e cobrar respostas do governo. Na opinião do ex-governador, isso é saudável para a democracia e é o que espera o eleitor.
Serra também demonstrou preocupação em relação à política econômica do país. Conforme ele, o governo Dilma é hesitante e herdou problemas do governo Lula, como a aceleração da inflação, arrocho cada vez maior do câmbio, desindustrialização do país, atraso em obras de infraestrutura, entre outros. “O país está tomando cada vez mais o caminho da desindustrialização. O governo está focando numa política intensa de arrocho cambial, o que diminui a competitividade das exportações e aumenta as importações. A política cambial deveria ser outra”, disse ele.
Depois da palestra, Lucas Redecker acompanhou Serra em visita ao governador Tarso Genro, no Palácio Piratini.