O deputado estadual Lucas Redecker é o novo presidente da Frente Parlamentar da Mineração na Assembleia Legislativa gaúcha. O documento, que recebeu a assinatura de quase a totalidade dos parlamentares, já foi apreciado pela Mesa Diretora, que autorizou a reinstalação da frente. A mesma havia sido criada em 2015 pelo deputado estadual Miki Breier e depois foi presidida pelo deputado Catarina Paladini, que agora é o vice-presidente.
De acordo com Redecker, o tema não foi tratado como política pública de Estado nos últimos anos. “Essa foi uma preocupação que tivemos assim que assumimos a Secretaria de Minas e Energia. Encontramos um setor abandonado”, afirmou Redecker, que foi secretário de Estado da pasta no período compreendido entre 2015 e 2017. Redecker afirmou ainda que a frente parlamentar é a garantia de que a mineração e todos os assuntos relacionados a ela receberão a atenção necessária dentro do Parlamento.
“Demos um passo importante com a criação da lei que instituiu o Polo Carboquímico, que poderá trazer tanto ou mais retorno em impostos para o Estado que o polo petroquímico de Triunfo”, afirmou o deputado. Ele também destacou que o setor da mineração é um dos que mais emprega.