O líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Lucas Redecker, é o mais novo integrante da União Parlamentar de Escoteiros do Brasil (UPEB). Redecker assinou o termo de adesão a UPEB, neste sábado (25), durante a abertura do XIII Acampamento da Teotônia – Super Teotônia na Ilha do Heróis, promovido pelo Grupo Escoteiro Guia Lopes 02/RS, na Sede Ilha do Pavão do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Estavam presentes no ato de assinatura mais de 500 participantes de 16 grupos escoteiros do Estado.
A UPEB reúne vereadores, deputados e senadores de todo o país. A partir do termo de adesão, o deputado também reforçou o compromisso em atuar a favor das demandas do Escotismo no âmbito do Poder Legislativo Estadual, assim como seguir os valores do Movimento Escoteiro no exercício do mandato parlamentar.
Para o deputado, o Escotismo proporciona aos jovens ações produtivas, com ênfase na cidadania, cultura de paz, solidariedade e respeito ao meio ambiente. “Sabemos que a partir do Escotismo, nossas crianças e adolescentes se ocupam com atividades voltadas ao desenvolvimento de valores de lealdade, respeito ao próximo, fraternidade, disciplina e organização”, observou.
Projeto de lei
Recentemente, o deputado protocolou na Assembleia Projeto de Lei (PL 234/2017) para favorecer a permanência dos grupos escoteiros instalados no interior das escolas da rede pública estadual. A proposta acrescenta dispositivo na Lei Estadual 11.750, de 2002, que incentiva a educação escoteira nas instituições públicas de ensino. Redecker busca delegar aos Conselhos Escolares a decisão quanto à permanência dos grupos escoteiros em funcionamento nas escolas estaduais.
O deputado explicou que atualmente, a decisão referente a retirada dos grupos escoteiros no interior das escolas pode ser tomada de forma monocrática apenas pela direção da instituição de ensino. Por ser algo tão relevante à comunidade, Redecker entende que é importante consultar a comunidade escolar por meio dos Conselhos. “Sabemos que ao perder suas sedes, os grupos escoteiros podem deixar de existir e, consequentemente, abandonando assim o trabalho de formação oferecido em benefício dos jovens. Queremos evitar isso”, concluiu.
Fonte: Bancada do PSDB na AL/RS